sábado, 30 de janeiro de 2010

Mielograma - O que é?

Eu sou o Marco Pereira, vivo em Guimarães, e trabalho numa empresa ligada ao comercio. Tenho 40 anos de idade.
Foi-me dito, pelo meu médico de família, que preciso de fazer um Mielograma. Como passo todos os dias horas na Internet, fui buscar toda a informação que podia sobre o milograma e se DOI. Estou em estado de choque. As minhas pernas tremem só de pensar como fazem o Mielograma. Alguns sites não são coerentes e tanto dizem que o mielograma é insuportável como logo a seguir dizem que afinal não dói nada. Vi alguns vídeos com pessoas a fazerem o mielograma e estou em panico. Corremos de um lado para o outro nas nossas vidas e quando acontece uma coisa destas pensamos que a medicina está mais avançada e que nos podemos safar, mas nunca imaginamos que em pleno século XXI, ano 2010, com um fenomenal acelerador de neutrões e protões que custou biliões de euros e que nos pode dizer como nasceu o universo, o ser Humano ainda se tem de sujeitar à tortura e à barbárie... Sabem que este teste à medula é feito exactamente da mesma forma que se fazia à 50 Anos atrás????? Não acredito que não se consiga arranjar um aparelhozinho que faça o mielograma de uma forma mais rapida, e menos dolorosa.

Queria fazer varias perguntas a quem ler este "Apelo". O Mielograma dói muito? O que vou sentir quando me enfiarem a agulha? A dor é suportável? Quantos minutos de dor vou sofrer? Vou chorar...???

Obrigado por me deixarem partilhar. Desejo a todos muita Saúde.

Obrigado.

4 comentários:

  1. Olá...
    Bem, numa duvida cruel, tive q procurar em q se tratava o mielograma e se el era gual a uma punçao...
    Ha, 7 anos atras, fui submetida a um mielograma, não sei se vc ja fez o exame, e se não fez eu digo oq senti d verdade.
    Doi muito, e quase insuportavel, não sei explicar a dor, mas é mto forte. Ja fiz tatuagens, e nao chega nem aos pes da dor q eu senti, não se derepente a dor de um parto normal se igualaria a tal dor.
    Graças a Deus, o exame foi de excelente resultado....tive apenas uma aplasia medular, logo me curei...infelizmente ate hj e dificil acreditar realmente q a gnt tenha q se submeter a tamanha dor.Mas é a unica meneira, fazer o que...se quiser falar cmg e me perguntar mais laguma coisa meu e-amil: crikzinha@bol.com.br
    msn: cricazinhabff@hotmail.com
    meu nome é cristiane e tenho 24 anos.
    um beijo grande e boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Quando soube que eu ia fazer um Mielograma, fiquei sem dormir por noites seguidas de tanto medo. Tive medo do procedimento e mais ainda do resultado e estagnada com a indagação: o que tenho para o medico me passar um exame desses? Logo se pensa no pior... busquei a Internet e quase morri quando vi as imagens e mesmo tendo solicitado ao medico para me dar sonifero para aue eu nao visse como o exame fosse realizado, nada adiantou. Ele me disse que isso teria mais riscos do que fazer com sonifero. Assim fiz. Nao posso dizer que naõ doeu, pois doi e é descomfortavel. Mas o medico foi habil, conversou e me distraiu e logo o procedimento acabou. O mais digicil foi quando a anestesia acabou. Dai passei a sentir dores locais e uns dias com dificuldades para me encostar sentada. Porem, ate hoje estou em estado de tensao, pois depois de 15 dias, recebi p resultado

    ResponderEliminar
  3. Recebi o resultado. Agora estou mais apreensiva do que antes pois as restriçoes e os riscos me deixam insegura. Estou com mielodisplasia em estagio leve, inicial, mas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguem tem Mielodisplasia e pode me dar depoimentos sobre o que sentem, que remedio tomam, quais as consequencias e o que posso fazer?

      Eliminar